O raciocínio e as várias
formas de o representar são próprias do conhecimento matemático. Uma das formas
de raciocínio significativas e simultaneamente simples é associar à cor o
raciocínio combinatório. Esta associação é o principal elo de articulação entre
a cor e o raciocínio.
Foi-me apresentado um conjunto de objetos
constituídos por 2 círculos de tamanhos diferentes e que eram sobrepostos e
concêntricos, com repetição de cores no seu conjunto, embora nenhum objeto/peça
seja repetido, porque não existia repetição de cor entre as duas partes do
mesmo objeto.
Proposta:
Organizar
todos os objetos numa disposição retangular, onde tem que existir uma
organização compreensível, relativamente, a cada uma das posições das cores.
Deve
ser possível compreender e generalizar esta composição.
Conclusões:
Ø O número de objetos não interessa para
a dificuldade da organização. A dificuldade está no raciocínio lógico que está
inerente à organização.
Ø É possível organizar os círculos com a
mesma cor exterior em linha e fazer uma sequência em relação à cor interior.
Ø Após escolhida a sequência das cores
interiores do círculo, tem que se obedecer a essa mesma sequencia e para cada
linha é necessário avançar uma posição de forma a obter oblíquas da mesma cor
interior em toda a composição.
Nota: Da mesma maneira os objetos/peças
devem obedecer à regra ao nível das cores, mas a sua forma é pouco importante
para a realização deste exercício. As peças podem ser bi ou tridimensionais e
ganhar materiais e formas diferentes.
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