A
partir de uma malha simples, elaborada pela repetição de um polígono, fiz
alterações recorrendo à compensação de partes a partir da translação e rotação
ou da combinação destes dois tipos de transformação geométrica.
Obter estas transformações recorrendo
ao desenho manual torna-se complicado fazer com alunos do 1º e 2º cíclos. No
entanto, é possível fazê-las de forma mais eficaz através do site https://www.geogebra.org
Pessoalmente e talvez por ser
professora de expressão plástica, julgo ser mais apropriado para estes alunos
transformar polígonos através do corte e colagem das partes de maneira a manter a mesma
área.
Experiência realizada com alunos do 4º ano do 1º cíclo
- Apresentei um filme demostrativo de
como transformar os polígonos obedecendo às caractrísticas de transformação e
pavimentação de Escher.
- Entreguei algumas cartolinas e
folhas de cartão pintadas.
- Deixei os alunos experienciarem
livremente.
Conclui que nem todos os alunos
conseguem por em prática este exercício de forma autónoma. Contudo, se
devidamente orientados pelo professor é possível desenvolverem atividades de
pavimentação no plano a partir da obtenção de um módulo (polígono
transformado).
Este deve ser contornado diversas
vezes sobre cartolina e, posteriormente, feitos os recortes de maneira a obter
várias peças/ módulos com a mesma forma.
Colocando o exercício em forma de
desafio/ jogo, pede-se aos alunos que tentem juntar as “peças” de maneira a
ficarem encaixadas umas nas outras sem deixar espaços vazios entre elas,
obtendo assim uma composição.
Este pode ser o ponto de partida para
uma série de questões que vão de encontro aos conteúdos de Matemática e/ou
Expressão Plástica.
O grau de dificuldade deste exercício
varia com a complexidade da forma e com a quantidade de cores selecionadas,
devendo este ser adaptado ao nível de desenvolvimento dos alunos.
Alguns filmes de apoio para a implementação deste tipo de atividades.
Sem comentários:
Enviar um comentário